À paróquia do Paul, também chegou a vontade de BP, mais propriamente a 12 de Julho de 1977 com um acampamento recheado de promessas. Neste dia deu-se a fundação do Agrupamento 506 da Região da Guarda, pertencente ao Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, sendo o seu patrono S. João Baptista. Foram os seus principais impulsionadores o actual chefe de Agrupamento Joaquim Adriano e o Sr. Padre José Santiago.
Os seus locais de encontro (sede) foram variando ao longo dos anos, desde o salão paroquial, a primeira sede, passando por duas casas junto à praça até à actual sede, sendo esta gentilmente doada pela Sr. ª Maria Candida Fonseca Paulouro ao movimento escutista paulense.
Actualmente já passaram 30 anos e por este movimento várias gerações de jovens pertencentes ao Paul e a terras vizinhas saborearam o escutismo, e concerteza nu
Nestas três décadas, teremos que salientar a organização de várias actividades a nível regional e local: Acampamentos Regionais (1980 e 1994); Acampamento Regional de Pioneiros; Dia Regional do Lobito (1990); Acampamento Comemorativo dos 80 anos escutista na Região da Guarda; Participação no Conselho Cultural; Participação nas actividades de âmbito sócio-cultural e religioso; Realização de Presépios ao vivo e do Presépio da Igreja Matriz; Participação em acções de limpeza a nível ambiental; Organização de caminhadas pedestres e cicloturismo, entre outras.
Para comemorar os 30 anos decidimos, como o fizemos na altura dos 25 anos, juntar a nossa família escutista num acampamento no nosso Santuário nos dias 8 e 9 de Dezembro de 2007. Devido às condições climatéricas, a presença em campo de antigos escuteiros não foi muito numerosa, mas esta fez-se sentir no Forum – “Unidos por um ideal”, onde as emoções
Para finalizar, há que dedicar um Bravo para os homens e mulheres que fizeram tudo para praticar o bem em 30 anos de escutismo no PAUL. Conseguimos seguir a mensagem de BP, contudo, não poderemos deixar de agradecer aos suportes onde fomos buscar a educação e as nossas convicções, que é a Deus e à família. Sem eles não seria possível. Para o futuro solicitamos a Deus que nos dê força e dedicação para continuarmos a nossa caminhada.
Obrigado a toda a família escutista
Tigre da Estrela (12/2007)
2 comentários:
Venho aproveitar este espaço para deixar a todos votos de um natal cheio de amor e bons momentos em família, e um ano de 2008 cheio de grandes sonhos, que em conjunto possam ser concretizados.
Hugo Eduardo Cipriano
Como sempre à bos maneira Paulense cada um conta as histórias de acordo com os seus interesses.
Enviar um comentário