domingo, 16 de dezembro de 2007

CRÓNICA SOBRE O ACAMPAMENTO COMEMORATIVO DOS 30 ANOS DE EXISTÊNCIA DO AGRUPAMENTO, PELO LOBITINHO HUGO

Caros amigos, foi com um misto de satisfação e curiosidade que decidi participar activamente nesta actividade comemorativa dos 30 anos do “nosso” Agrupamento.

Para mim esta actividade começou na 6ª com a viagem desde da zona onde resido e exerço a minha actividade profissional, viagem essa que em vez de demorar as duas horas e meia habituais, demorou mais uma horita, por gentileza das obras da nossa A1 e seus célebres acidentes que desta vez provocaram filas com mais de 10 Km, mas o que importa é que cheguei e em perfeitas condições.

Nesse mesmo dia foi feito um “reconhecimento” do local por mim e pelo mano Rocha, para assegurar que tudo estaria preparado para mais um momento mágico, tendo sido constatado que estava tudo preparado para ser com toda a certeza um momento muito especial.

Verdadeiramente só integrámos as actividades no Sábado de manhã, onde um misto de alegria e saudade se apoderou dos antigos membros, ao mesmo tempo que os membros mais recentes, nos miravam, igualmente ávidos de saber quem seriam aquelas personagens com lenços pouco condizentes com a sua idade.

Com o avançar da manhã os contactos foram sendo feitos, e a cumplicidade foi algo de instantâneo, facto esse que serviu para uma mais fácil integração dos ex-membros. Os nossos ex-companheiros ainda no activo prendaram-nos com uma recepção calorosa, fraterna e sincera, que fez com que nos sentíssemos ainda membros integrantes do Agrupamento.

Nas diversas actividades que foram sendo realizadas ao longo do dia, reinou sempre no rosto daqueles que as integraram a felicidade e a surpresa, tantos foram aqueles que quiseram aparecer, nem que fosse para dar um olá, e ao mesmo tempo relembrar a velha máxima, “uma vez escuteiro, para sempre escuteiro”.

Mas o ponto alto das celebrações estava guardado para depois do jantar, o agrupamento preparou um fórum, que contou com a presença de variadíssimas gerações de antigos escutas.

No início deste o Chefe Manuel Bento anunciou a proposta de nomeação do Chefe Quim Martins para uma medalha de mérito, tendo para além disso presenteado o agrupamento com uma lembrança alusiva ao 30 aniversário, posteriormente foram projectados alguns filmes.

Os filmes projectados foram primeiramente alusivos aos 100 anos do escutismo mundial, tendo no fim deste sido projectados outros relativos ao nosso agrupamento, nesse momento a maioria das pessoas presentes na sala, para não dizer a totalidade, chorou baba e ranho ao recordar os seus belos momentos passados em diversas e distintas actividades, tendo sido igualmente recordados todos os membros que fizeram parte da chefia do agrupamento.

Para além da projecção dos filmes, existiram diversas intervenções de antigos elementos, onde foi notória, a satisfação e o orgulho de terem pertencido a tão nobre agrupamento.

A título pessoal, quero agradecer a possibilidade da intervenção que fiz, aproveitando o momento para sublinhar a importância e necessidade de ser feita a missão de solidariedade para com um dos países dos PALOP.

O fórum terminou com uma apresentação temática acerca do “açúcar” das nossas vidas, tendo-se iniciado no fim deste uma actividade nocturna, com a perspectiva de mais uma vez recordarmos bons velhos tempos, que só não foi mais produtiva, porque a chuva teimava em cair a bom ritmo.

Para finalizar a noite, houve a tradicional chouriça assada, acompanhada de boas conversas e inúmeras recordações.

No último dia a minha presença foi reduzida, devido a afazeres profissionais, tendo mesmo assim constatado no rosto dos intervenientes um sorriso de dever cumprido.

Para finalizar esta crónica gostaria de deixar uma nota muito pessoal acerca da prestação de cada uma das secções nesta actividade tão importante, para reforçar a vitalidade deste agrupamento no seio da comunidade local e escutista.

LOBITOS: Uma secção lindamente chefiada, onde foi possível verificar por parte dos mais pequenos uma grande disponibilidade para resolver todos os desafios que lhe foram sendo colocados ao longo destes dias.

EXPLORADORES: Uma secção bastante numerosa, onde impera um misto de criancice no bom sentido e adolescência, que lhe confere algum toque de “magia” fazendo por muitas vezes lembrar o orgulho que foi para mim ter passado por esta secção, onde obtivemos o maior feito até então alcançado pelo agrupamento.

PIONEIROS: Pareceu-me ser uma secção bastante disponível para ajudar os outros, com elementos que têm tudo para ser escuteiros de altíssimo nível, podendo ser recordados no futuro como referências para quem esteja a começar.

CAMINHEIROS: Muito me custa escrever isto, mas nesta actividade esta secção demonstrou alguma falta de empenho, rigor e cooperação, valores que penso serem fundamentais para um desempenho adequado ao lenço que transportam, apesar disso não posso nunca generalizar este momento ao desempenho desenvolvido ao longo dos anos por estes elementos, que já provaram em momento anteriores, serem escuteiro de mão cheia.

CHEFIA: Para não variar, os “suspeitos do costume” fizeram das tripas coração para que tudo corresse na perfeição, e a verdade é que o conseguiram, fruto da junção da experiência de uns, com a juventude e novas ideias de outros.

Só para terminar aproveito o momento para deixar uma mensagem de Parabéns ao ex elemento do 506, o David Marques (rampa) pelo facto de ter sido Pai na noite de 8 de Dezembro.

Despeço-me com uma forte canhota, e com o desejo de novas actividades que englobem os antigos membros do agrupamento, possam acontecer mais vezes, pois estas proporcionam momentos de confraternização únicos.

Hugo Eduardo Cipriano
Ex - Guia da sempre PATRULHA ÁGUIA (BRAVOS DE 1994)

4 comentários:

Anónimo disse...

ola amigo...foi um grd feito o da tua equipa...mas ja existe no agrupamento uma patrulha k alcançou um primeiro lugar num regional...2004 boidobra, patrulha aguia alcança o 1ºlugar...para alem da equipe lince ter ganho outro regional e a patrulha morcego ter fikado em 2 no inter-regional...d qq modo gostei k tivesses participado neste acampamento, onde recordamos bons velhos tempos bj

ciprius disse...

Olá Madalena.

Antes de mais deixa-me aproveitar a ocasião para te desejar a ti e aos teus um natal feliz e um ano de 2008 cheios de projectos auspiciosos.

Quanto ao que dizes no teu post, não consigo perceber o porque daquela cronologia, visto eu na minha humilde crónica nem sequer me referir a qualquer tipo de "pseudo" conquista
Para além disso, tal como tu sei ler, e já tinha lido com muita alegria a descrição que é feita no "Hall of Fame" do agrupamento, onde são referidas as vitórias conquistadas por elementos do agrupamento 506, onde humildemente nos incluíram.

Pode ser que em momentos futuros me expliques o porque deste teu comentário.

De qualquer maneira também gostei de te rever e reviver "bons velhos tempos".

Espero ainda que possamos adicionar aos bons tempos que o escutismo nos proporcionou, a acção de solidariedade para com o povo africano, para a qual estou a trabalhar com grande afinco, contando ter novidades a curto prazo.

Beijos.

Hugo Eduardo Cipriano

Anónimo disse...

Olá Hugo...
Antes de mais deixa-me desejar-te um excelente 2008.
Quanto ao meu comentário,não leves a mal...só te estava a elucidar...também sei que sabes lêr e ainda bem!
Agora deixo-te dois pensamentos...primeiramente quero que saibas,no que puder ajudar em relação à tua proposta,conta comigo e finalmente, ainda bem que o avanço das tecnologias nos proporcionou novamente a troca de ideias...
beijo grande

ciprius disse...

Olá Madalena...
Claro que não posso levar a mal, simplesmente achei que tal comentário foi desnecessário.
Pois o tempo é como refere o lema de união e não de separação e discussão.
Para além disso, as vitórias conquistadas por patrulhas precedentes à que eu pertenci, deixam-me ainda com mais orgulho de ter feito parte desse agrupamento.
Partilho ainda o mesmo pensamento que tu, no que diz respeito ao uso das tecnologias em prol do melhor desenvolvimento possível do agrupamento e não só.
Para terminar agradeço e aceito a tua ajuda para a elaboração de uma grande actividade escutista transcontinental, onde poderemos dignificar não só a nossa terra, como igualmente a região e claro está o nosso País.

Beijinhos

Hugo Eduardo Cipriano